O emissor escondido será constituído por um rádio portátil, um leitor portátil de CD, um circuito de vox e uma antena para automóvel. O conjunto (fotografia) é alimentado por uma pequena bateria de chumbo (12V 7,2Ah).
O princípio de funcionamento é muito simples. O leitor de CD estará continuamente a reproduzir um pequeno trecho de audio, previamente gravado, o qual tem a duração de 60 segundos. Os primeiros 17 segundos (precedido de dois breves tons de 1000 Hz) são compostos por uma voz que indica que se trata de uma transmissão automática, bem como o indicativo obrigatório por lei. De seguida o audio é composto por 13 segundos de um tom de 80Hz (que nao será ouvido nos receptores e serve apenas para activar o vox, criando uma situaçao de portadora nao modulada), sendo os restantes 30 segundos compostos por silêncio. Assim, durante os primeiros 30 segundos (17+13) o circuito de vox colocará o emissor "no ar", enquanto que nos restantes 30 segundos não existirá qualquer emissão. O audio a ser transmitido pode ser ouvido aqui
O circuito utilizado para o Vox é uma variante deste e será aqui disponibilizado em breve.
De referir ainda que foi utilizado um atenuador coaxial de 6 dB para baixar a potência de emissão para os 150 mW. Foi ainda utilizado um converr DC-DC para alimentar o leitor de CD, que estará permanentemente a trabalhar durante o evento, de modo a reduzir o consumo e aumentar a autonomia do sistema.
A zona de caça será a folha 069 da série M888 da Carta Militar de Portugal publicada pelo Instituto Geográfico do Exército (Datum European 1950). O mapa de 1/50000 da zona (série M782) pode ser encontrado aqui.
Serão distribuídas cópias da carta militar da zona pelos participantes.
A zona de caça é a delimitada pelo rectângulo no mapa seguinte:
DTC = D + T/10
D
é a distância percorrida pelo veículo automóvel, em quilómetros,
desde a partida até à paragem anterior à localização do
transmissor. D
deve ser indicado até à décima de quilómetro
T
é o tempo total gasto para realizar a prova, expresso em minutos.
DTC
.
As equipas podem ter qualquer número de elementos. Não é necessário ser radioamador para se participar, uma vez que os participantes apenas vão receber o sinal do emissor escondido e não vão emitir. No entanto, recomenda-se que cada equipa tenha pelo menos um radioamador de modo a este poder trocar informações com as restantes equipas. Após a inscrição será fornecido um mapa em formato digital da zona da prova.
As inscrições são gratuitas. O vencedor tem direito a um prémio simbólico.
Solicita-se a confirmação da presença até à véspera para o endereço hmiranda@fe.up.pt.
O Antenna Book da ARRL tem um capítulo entitulado "Direction Finding Antennas".
Pede-se a todos os participantes que sejam prudentes a conduzir e a andar/correr. Não nos responsabilizamos por quaisquer acidentes pessoais ou materiais que possam ocorrer durante a prova.
Resultados:
-------- Equipa 1 -------- Partida: 15h40 Chegada: 18h45 Tempo gasto: 165 min Distância percorrida: 29,5 km DTC = 29,5 + 16,5 = 46,0 km Equipamento: uma Yagi de "fita métrica" com três elementos de fabrico caseiro, dois trasceptores portáteis e um móvel. Percurso da equipa 1 Classificação: 2º lugar -------- Equipa 2 -------- Partida: 15h35 Chegada: 20h10 Tempo gasto: 265 min Distância percorrida: 54 km DTC = 54,0 + 21,5 = 75,5 km Equipamento: uma antena Adcock (diagrama de radiação em forma de 8) de construção caseiro, um atenuador comercial (0-100dB, passos de 10 dB), uma antena, atenuadores coaxiais diversos, receptor GPS, dois transceptor portáteis. Classificação: 3º lugar -------- Equipa 3 -------- Elementos: CT2GGN - Henrique Miranda Partida: 15h30 Chegada: 17h30 Tempo gasto: 120 min Distância percorrida: 30,6 Km DTC = 12,0 + 30,6 = 42,6 Km Equipamento: uma antena Yagi comercial de 4 elementos com atenuador comercial incorporado (0-60dB, passos de 10 dB), uma antena Adcock (diagrama de radiação em forma de 8), atenuadores coaxiais diversos, receptor GPS, transceptor portátil e um móvel. Classificação: 1º lugar
Os operadores na diligente escondendo a "raposa" (CT2HHM e CT2GSN)
O tradicional álbum de família (esq->dir): Luís Miranda - CT2HHM, João Cunha - CT2GSN, Nuno Lima - CT2IRR, Samuel Lino - CT2ISS, Ruben Mendes - CT1ETZ, Sílvia - ??????, Paulo - CT1FVE e Henrique Miranda - CT2GGN